Manejo do estresse

Na ortomolecular enxergamos o estresse (não o estresse normal, que é o fisiológico e que nos faz viver, lutar, reagir) patológico como um dos agentes mais nocivos para o nosso equilíbrio. Tão prejudicial quanto uma produção excessiva de radicais livres.

Portanto contamos com algumas alternativas para tratamento:

1) Terapias não farmacológica: biofeedback, relaxamento, yoga, meditação transcendental, psicoterapia, atividade física

2) Terapia farmacológica: Uso principalmente de fitoterápicos e aminoácidos combinados

Abaixo 21 dicas para o manejo do estresse:

1. Desenvolva o autocontrole – o segredo é enfrentar os problemas do cotidiano sem se envolver emocionalmente com eles. A ansiedade para agir ajuda, mas somente até certo ponto. Depois se torna cada vez mais prejudicial. Crie em torno de si uma barreira psicológica para se proteger das agressões corriqueiras, como as cobranças sociais ou aquelas próprias de sua personalidade.


2. Analise e identifique os agentes estressores modificáveis - faça periodicamente uma revisao das coisas do dia a dia que são irritantes e que podem ser modificadas. Ex.: ruído do celular, tipo de música, etc. Lembre-se que muitos alimentos podem agir como agentes estressores: glutamato monossódico, refrigerantes com cafeína, alimentos que espoliam minerais (refinados, ricos em áçucar e sal).

3. Analise e identifique os agentes estressores não modificáveis – e se você não pode alterá-los, o problema já está por si só resolvido. A sua angústia não vai interferir na evolução, portanto, não se preocupe,tudo na vida passa, independentemente de nossas preocupações. Aliás, em geral passa mais rapidamente e facilmente quando não nos preocupamos.

4. Não tenha pressa – use o tempo adequadamente e com inteligência.

5. Faça agenda do dia – programa-se de forma adequada, com tempo suficiente para cada tarefa, não faça duas coisas que exigem atenção ao mesmo tempo. Especialistas sugerem que não se deve estipular a hora que fará as atividades, mas sim apenas enumerá-las, para que possam ser realizadas  de acordo com o tempo disponível. Planejamento semanal é mais eficaz que planejamento diário,

6. Aceite de verdade que ninguém é perfeito – faça as coisas da melhor forma que puder e esqueça a perfeição. Ela é uma utopia. O ótimo é inimigo do bom.

7. Aceite suas próprias limitações – não force a sua natureza. Tente mudar aquilo que realmente acredita que possa ser modificado e que realmente necessita ser modificado.

8. Trabalhe para viver – não viva só para trabalhar. Você é dono do seu dinheiro, não seja servo dele. Quando isso acontece, a vida perde o sentido real.

9. Seja espontâneo – procure manter boas relações no trabalho, sem bajulação nem submissão.

10. Não fique se cobrando o tempo todo – seja tolerante consigo mesmo. Não prejudique sua própria liberdade.

11. Administre seus relacionamentos – se alguém tiver que ficar aborrecido com uma atitude sua, que não seja você. Lembre-se que qualidade de vida começa no lar. De nada adiantará ser bem sucedido profissionalmente se no âmbito familiar as coisas não vão bem. Isso é inerente ao ser humano. Cultive boas relações com seus pais, esposa(o), namorada(o), filhos, funcionários. Você só tem a ganhar.

12. Aprenda a ouvir as pessoas ao seu redor - valorize seus relacionamentos pessoais, deixe as pessoas falarem até concluírem seus pensamentos, não interrompa

13. Nada de excessos – procure atingir os objetivos dentro de seus limites e critérios. Veja o exemplo da energia elétrica. Se o fio que a conduz é bifurcado , a energia segue pelo condutor que oferecer menor resistência.O mesmo acontece com a água: segue sempre pelo caminho que estiver descendo, nunca subindo. Siga sua própria predisposição física e sua estrutura psicológica. Se você forçar, poderá “explodir”. E todo o esforço terá sido em vão.

14. Diversifique suas atividades – procure se interessar por outras coisas além do trabalho.

15. Hobby - é importante procurar uma atividade de lazer que dê prazer: esportes (una o útil ao agradável); filmes, ouvir músicas, tocar um instrumento, cultivar plantas, cuidar dos animais, ler (mantenha o seu cérebro sempre ativo), pelo menos 1 vez por semana tenha contato com a natureza, ria sozinho, ria com familiares, ria com amigos, viaje, realize programas inusitados. Lembre-se que você tem direito a momentos de lazer.

16. Durma o suficiente - o tempo de sono é variável de uma pessoa para outra, entre 6 a 9 horas. Em média, 8 horas/noite. Respeite a sua necessidade. Não se prive de dormir e também não queira dormir mais do que o necessário. Evite dormir longos períodos durante o dia. O quarto de domir teve ser um ambiente calmo e sagrado. Lembrando-se sempre as regras básicas para higiene do sono: Nada de luminosidade, Nada de eletroeletrônicos ligados na tomada (celular desligado e longe do corpo), Nada de barulhos ( se impossível, o mínimo possível), Nada de temperaturas extremas (nem frio demais e nem quente), Nada de psicoestimulantes antes de dormir (Tv, computador, café, chá verde, coca-cola, guaraná em pó, alimentos ricos em glutamato monossódico, refeições pesadas).

17. Não fume - o hábito de fumar geralmente está ligado a problemas emocionais. Procure resolver os problemas e não se apoie no tabagismo. Alguma pessoas acham que o cigarro diminue a tensão . Quando o cigarro é usado como efeito tranqüilizador em momentos de estresse, medo, desconforto ou pressão. O indivíduo torna-se intolerante a essas tensões e apoia-se na fumaça para suporta-las. Só que na realidade tem efeito estimulante e muitas vezes acaba deixando o indivíduo cada vez mais tenso por gerar uma inflamação sistêmica e crônica em todo o organismo. Nem é preciso elucidar os inúmeros malefícios do tabagismo para a saúde humana.

18. Não beba em excesso - o exagero leva à fala arrastada, incoordenação motora, aumento da autoconfiança e euforia. O efeito sobre o humor varia entre as pessoas, e a maioria delas torna-se mais ruidosa e desembaraçada. Alguns, contudo, ficam mais morosos e contidos. Nos níveis mais elevados de intoxicação, o humor tende a tornar-se altamente lábil, com euforia e melancolia, agressão e submissão muitas vezes ocorrendo em sucessão. Com o tempo o desempenho intelectual e motor e a discriminação sensitiva ) são uniformemente prejudicados pelo etanol, mas os indivíduos costumam ser incapazes de avaliar esse prejuízo por si mesmos.

19. Pratique esporte - exercitar-se fisicamente significa reduzir a depressão, a ansiedade e as perturbações neurovegetativas. Significa também manter o peso, a pressão arterial e o colesterol dentro dos níveis da normalidade.A capacidade física fica maior, resultando em menor esforço físico para executar determinada tarefa. Há maior disposição não somente para o trabalho, como também para o lazer; maior resistência para as doenças de um modo geral. Diminui o grau de estresse, o tabagismo, a sensação de fadiga; melhora o sono, o humor, o estado psicológico e o relacionamento pessoal.Isso leva a um agradável bem-estar e maior autoconfiança e uma saudável alegria de viver. Lembre-se que exercícios extenuantes são prejudiciais pois  levam à formação de radicais livres e ocasionam envelhecimento celular precoce.

20. Exercícios de relaxamento e de respiração – deixe-se relaxar, começando pelos pés e subindo até a cabeça, atingindo assim o corpo todo. O relaxamento deve ser consciente. Portanto, evite dormir enquanto faz o exercício. Durante o relaxamento observe a respiração, mas procure não interferir nela. Imagine-se em um lugar tranqüilo, numa bela e ampla paisagem que dê uma idéia do infinito. Um nascer do sol, por exemplo, ou a praia, o mar. A respiração correta teoricamente é a abdominal (na inspiração o diafragma desce ) e não a torácica. Tem dúvidas? Vá a um bercário e veja um bebê respirando.

21. Pratique Meditação Transcendental - meditação transcendental é uma arte milenar que há alguns anos conquistou adeptos no ocidente. Inúmeras instituições de pesquisa renomadas (Faculdade de Medicina da USP e UNIFESP) já fizeram estudos com pacientes portadores de hipertensão e concluíram que a prática regular de Meditação transcendental pode auxiliar na redução dos níveis pressóricos, cortisol, além de promover sensação de relaxamento

 

Autor: 

Dr. Frederico Lobo (CRM-GO 13192, CRM-DF 18620)