Vitaminas

 

Vitamina C

Vitamina C (Ácido Ascórbico) : vitamina importante na cicatrização, aumenta a resistência às infecções, potencializa a absorção de ferro.
É fundamental para a formação de colágeno, principal componente das articulções, pele.São fontes de vitamina C: vegetais folhosos, legumes e frutas.
Sua deficiência provoca Escorbuto, uma doença caracterizada por feridas que não cicatrizam, gengivas que sangram, pele áspera e atrofia muscular.

Vitamina E

Vitamina E (Tocoferol): é um excelente antioxidante. Previne danos celulares e mantém a integridade da pele.
São fontes de vitamina E: gérmen de trigo, óleo de soja, de algodão, de milho, de girassol, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.
Vitamina A (Retinol): Essencial para visão, desenvolvimento dos ossos e formação da pele.Atua no sistema de defesa do organismo e no processo de reprodução.

Vitamina A

São fontes de vitamina A: Óleo de fígado de bacalhau, carnes e alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, batata doce, brócolis, espinafre, tomate, mamão, abóbora e melão.
Sua deficiência pode causar atraso no crescimento, cegueira noturna, manchas brancas nos olhos e lesões na pele.

Vitaminas do complexo B

Vitamina B1

Vitamina B1 (Tiamina): essencial para a transformação de açúcar em energia.
Tem participação fundamental em reações químicas no tecido nervoso, coração, foramção decélulas vermelhas do sangue e músculos.
São fontes de vitamina B1 : legumes, raízes, leite, gema de ovo, pescado, cereais integrais, amendoim entre outros.
Sua deficiência é chamada de Beribéri, uma alteração do sistema nervoso onde ocorre diminuição da sensibilidade nos pés, confusão mental, distúrbios viscerais com paralisia de alguns músculos do olho.

Vitamina B2

Vitamina B2 (Riboflavina): assim como a Tiamina, é crucial para produção de energia.
Têm propriedades antioxidantes e elimina toxinas da célula.
São fontes de vitamina B2: carnes, vísceras, leite, queijos, gema de ovo, legumes e frutas.
Sua deficiência provoca rachaduras no canto da boca, vermelhidão da língua e descamação da face.

Vitamina B5

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): importante na produção de hormônios e energia.
São fontes de vitamina B2: leite, ovos, vísceras, trigo, centeio, brócolis e geléia real.
Sua deficiência causa fadiga, insônia, câimbra, dor e náusea.


Vitamina B6


Vitamina B6 (Piridoxina): É necessária para o funcionamento adequado de mais de sessenta enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucléico e das proteínas. Participa da multiplicação de todas as células e da produção das hemácias e das células do sistema imunológico. Influencia o sistema nervoso através de seus efeitos sobre vários minerais e neurotransmissores cerebrais. A piridoxina é encontrada em maior proporção em alimentos de origem animal (carnes, de porco principalmente), leite e ovos. Entre os vegetais, assinala-se a batata inglesa, aveia banana e gérmen de trigo. A deficiência severa pode provocar anemia, distúrbios nervosos e diversos problemas de pele.

Biotina

Biotina:é uma vitamina produzida no intestino pelas bactérias e obtida através da alimentação.Participa diretamente da formação da pele.São fontes de biotina as nozes, grãos integrais, leite, vegetais, miúdos e levedo de cerveja.Sua deficiência afeta principalmente a pele e os cabelos, causando calvície, pele seca e escamosa e vermelhidão em volta do nariz e da boca.

Vitamina B12

Vitamina B12 (Cianocobalamina): é essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. São fontes dessa vitamina:carnes de vaca e de porco, miúdos (especialmente rim e fígado), peixes, laticínios e ovos, entre outros.
Sua deficiência pode causar distúrbios nervosos e danos cerebrais, bem como uma forma de anemia.

Ácido Fólico

Ácido Fólico: Participa de vários processos metabólicos importantes no organismo, sendo o mais importante na síntese de DNA. As principais fontes dessa vitamina são: vegetais de folha verde-escuros, laranja, feijão, arroz, levedo de cerveja e fígado.
É recomendado para gestantes no 1º trimestre de gravidez para prevenir mal formações do feto . A deficiência leva a uma anemia chamada megaloblástica.Entretanto, pode ocorrer deficiência de ácido fólico sem anemia, podendo gerar sintomas como fraqueza generalizada, fadiga fácil, irritabilidade e câimbra.


Existem outros antioxidantes, sendo que a cada dia a ciência desvenda mais e mais novas substâncias com poder antioxidante